domingo, maio 20, 2007

vulcões

Vulcão é uma abertura na superfície da Terra, através da qual são expelidos magma, gases e cinzas; é a estrutura com forma cónica produzida pela sucessiva emissão de materiais magmáticos.
Uma erupção vulcânica consiste então na emissão de materiais em ignição para o exterior. Os produtos voláteis sobem a grande altura na atmosfera, enquanto que os líquidos e sólidos se depositam em volta do orifício de saída, formando o chamado cone vulcânico, em cujo cimo existe uma cavidade denominada cratera, prolongada na sua parte inferior por uma chaminé, pela qual sobem gases, vapores e matérias em fusão. O magma líquido de rochas fundidas constitui a lava que desliza pelos flancos do cone vulcânico em forma de corrente.
A dimensão da erupção depende da quantidade de lava que é lançada para a superfície e da sua composição, o que varia muito, não só de um vulcão para outro, mas entre as próprias explosões na mesma cratera. O principal ingrediente da lava é a sílica, que em baixa concentração produz um magma quase líquido, como o dos vulcões do Hawai. Em maior quantidade, aumenta sua viscosidade, deixando-o quase sólido - o que causa erupções explosivas. Outro factor é a quantidade de gases dissolvidos no magma, que aumentam a pressão. Se há escombros na cratera, os gases explodem com a pressão exercida.
Materiais Vulcânicos
Os produtos das erupções vulcânicas são lavas e rochas piroclásticas. O aspecto da lava varia de acordo com o grau de fluidez, a composição química, a temperatura, o grau de oxidação, o conteúdo em gases e o tempo de esfriamento. O aspecto das lavas também varia de acordo com o grau de inclinação do terreno.
Certas lavas têm aparência vítrea, enquanto outras se parecem com escórias de fundição. As lavas mais ricas em sílica são as mais viscosas. Alguns tipos de lava podem reter tal quantidade de gases que se apresentam como espuma solidificada - 'pedra-pomes'. Os vidros vulcânicos denominam-se 'obsidiana' e são mais ricos em sílica.
Classificação dos Vulcões
Fundamentalmente, distinguem-se dois tipos de vulcões: activos e extintos. No primeiro grupo enquadram-se cerca de 600 vulcões dos quais se conhece historicamente algum período eruptivo, e no segundo incluem-se cerca de cinco mil crateras das quais se desconhece a frequência dos períodos de actividade. Essa contagem exclui numerosos focos submarinos.
Uma classificação mais detalhada distingue quatro estados: o 'repouso', que é a fase de esgotamento do vulcão, normalmente a seguir a uma erupção prolongada; a 'fase solfatárica', com emanação de gases e vapor em forma de fumarolas a cerca de 1.000° C de temperatura; a 'actividade de regime', com rios de lava ou lançamento de escória; e a 'fase eruptiva' propriamente dita.

Sem comentários: