domingo, outubro 15, 2006

Extinção de mamíferos


Alterações da órbita e da inclinação da Terra em relação ao seu eixo poderão ter ser a causa da extinção de diversas espécies de mamíferos, segundo um estudo hoje publicado pela revista Nature.
A investigação, feita por peritos da Universidade de Utreque (Holanda), baseou-se na análise de restos de fósseis de roedores encontrados no centro da Península Ibérica, em Espanha, que datam de há 22 milhões de anos.
O facto de as espécies mamíferas tenderem a durar uma média de 2,5 milhões de anos antes de desaparecerem ou serem substituídos por outros animais sempre intrigou os cientistas.
Agora, esta equipa de investigadores dirigida por Jan van Dam constatou que esse ciclo parece corresponder a alterações e movimentos na órbita da Terra.
Depois de analisarem os referidos fósseis, os cientistas concluíram que existem dois ciclos de extinção, um longo, de 2,4 milhões de anos, e outro curto, que se prolonga por 1,2 milhões de anos.
O ciclo longo parece coincidir com variações na órbita terrestre, enquanto que o mais curto parece estar relacionado com alterações da inclinação do planeta em relação ao seu eixo.
De acordo com o estudo, os dois ciclos provocaram um arrefecimento global e uma variação dos índices de chuva e neve, que acabaram por modificar o habitat, a vegetação e a disponibilidade de alimentos, factores que influem na extinção das espécies.
A Terra está actualmente no começo de um ciclo, mas o clima do planeta mudou tanto nos últimos milhões de anos que se torna difícil prever o que acontecerá no futuro, segundo os investigadores.

Sem comentários: