sábado, outubro 28, 2006

Extinção de Espécies

Em Biologia e Ecologia, extinção é o desaparecimento de espécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado como sendo a morte do último indivíduo da espécie.
A extinção não é um evento incomum no tempo geológico - espécies são criadas pela especiação e desaparecem pela extinção.

A extinção também é uma questão de escala geográfica. A extinção local é a extinção de uma população numa determinada região e não necessariamente de toda a espécie. Isso, em biogeografia, é um factor importante no delineamento da distribuição geográfica das espécies. Eventos de mudanças climáticas, por exemplo, podem levar a extinção local de populações e, assim, configurar os padrões de distribuição das espécies.

Actualmente muitos ambientalistas e governos estão preocupados com a extinção de espécies devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem poluição , destruição do habitat e introdução de novos predadores . Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção.
Extintas na natureza é uma expressão usada para espécies que só existem em cativeiro.

Aqui ficam alguns dados sobre espécies em vias de extinção a nível Mundial e em Portugal.

Sem comentários: