domingo, junho 14, 2009

Aquecendo água em forno de microondas

A informação abaixo é importante porque é desconhecida pela maioria das pessoas

O relato abaixo é de uma mãe.

Há cerca de 5 dias o meu filho, de 26 anos de idade, decidiu tomar um café instantâneo. Colocou, para aquecer no microondas, um copo com água (algo que ele já tinha feito muitas vezes). Não sei ao certo por quanto tempo programou o cronómetro do microondas, mas ele queria tirar a água fervendo. Quando o cronómetro desligou, abriu o forno e retirou o copo.
Olhou para interior do copo, reparou que a água não estava borbulhando, mas, subitamente, a água 'explodiu'.
O copo manteve-se intacto e a água saltou, atingindo o seu rosto, que ficou empolado com queimaduras de 1º e 2º grau. Talvez ele venha a ficar desfigurado e pode, também, perder parte da visão esquerda.
No hospital, o médico que o assistiu confirmou que esta é uma ocorrência bastante comum.


Explicação científica


A água explode porque o forno microondas a aquece a uma temperatura superior a 100ºC. Quando a água é aquecida numa chaleira, no fogão, o fundo fica com uma temperatura superior a 100ºC, desencadeando a formação de bolhas de vapor que sobem à superfície aumentando, a troca de calor e permitindo que a água se mantenha a 100ºC.
No microondas a água é aquecida, mas o recipiente não e por isso não se desencadeia a formação de bolhas que permitiriam arrefecer a temperatura da água.
Dessa forma, a água é aquecida a uma temperatura superior a 100ºC, ficando à espera que algo desencadeie a formação de bolhas.
Quando por agitação ou adicionando açúcar ou café, se desencadeia a formação de bolhas, isso ocorre com tal intensidade que resulta numa explosão da água a uma temperatura elevadíssima, que pode provocar queimaduras graves.

Recomendação: Nunca se deve aquecer, no microondas, recipientes só com água sem mais nada. Deve-se colocar alguma coisa dentro do recipiente, para difundir a energia, tal como uma colher de pau etc. (nunca objecto de metal).

Agora assista ao vídeo

Sem comentários: