domingo, maio 25, 2008

Já ouvi mas não me lembro

As Ex-7 Maravilhas do Mundo Antigo:

1 - As Pirâmides do Egito

ANO DE CONSTRUÇÃO entre 2575 a.C. e 2465 a.C. É a única ex-maravilha que ainda existe.
As três pirâmides erguidas para servir de tumba para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos ainda estão de pé. Mas muitos tesouros e até pedras da estrutura foram afanados. A maior pirâmide, Quéops, chegou a ter 230 metros de altura e 2,3 milhões de blocos de rocha, num trabalho que envolveu 20 mil homens e demorou 20 anos para ficar pronto.


2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilónia

ANO DE CONSTRUÇÃO 605 a.C. (aproximadamente). Foram destruídos em data incerta. Duraram pelo menos 300 anos, diz a lenda que o rei babilónico Nabucodonosor II construiu os jardins para consolar sua mulher Amitis, que sentia falta da natureza de sua terra natal, o actual Azerbaijão. Os jardins ficavam em diversos terraços de até 97 metros de altura, irrigados por um sofisticado sistema hidráulico que incluía um "teleférico vertical" de baldes, girado por escravos.


3 - O Mausoléu de Helicarnasso ( ou O Túmulo de máusolo em Éfeso )

ANO DE CONSTRUÇÃO 353-351 a.C. Destruído num sismo entre os século Erguida em Halicarnasso, capital do antigo reino da Caria, a tumba do rei Mausolo era tão suntuosa que o nome do morto deu origem à palavra "mausoléu", sinónimo de sepulturas luxuosas. Ornada por quadros dos maiores artistas gregos, a obra tinha 125 metros de altura, 36 colunas e telhado em forma de pirâmide, com uma imensa escultura em mármore.

4 - A Estátua de Zeus, de Fídias

Esculpida pelo grego Phidias, a estátua levava ouro e marfim para sustentar os 12 metros de altura de Zeus, o chefão dos deuses do Olimpo. A estátua levou oito anos para ser concluída e durou mais de oito séculos. Os arqueólogos especulam que ela foi destroçada na destruição do templo de Zeus, no ano 426, ou num incêndio posterior em Constantinopla — atual Istambul, para onde a estátua teria sido levada depois.

5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)

O Templo de Artemisa foi erguido en 450 a.C. por Creso, rei da Lidia, na cidade de Éfeso (Epheseus), na Asia Menor (actual Turquía). O templo levou cerca de 120 anos para ser terminadoLevou 120 a ser construído. Foi destruído duas vezes: a primeira em 356 a.C. (na noite do nacimento de Alexandre o Grande), nun incêndio causado por um maníaco, Eróstrato; a segunda no século III a.C., por un ataque dos godos.


6 - O Colosso de Rodes

O Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélios, deus grego do sol, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze.
Uma embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Egeu por volta de 280 a.C. passaria obrigatoriamente sob as pernas da estátua de Hélios, protector do lugar. A estátua ficou em pé por apenas 55 anos, quando um terremoto atirou-a para o fundo da baía de Rodes



7 - O Farol de Alexandria.
(Farol de vigia construído em mármore, na ilha de Faros no golfo de Alexandria, em 270 a.C.
Tinha cerca de 122 metros de altura e foi destruído por um sismo em 1375)

Sem comentários: