sexta-feira, junho 29, 2007

Floresta Laurissilva

Irei dedicar alguns post à floresta Laurissilva da Madeira. Assim, em cada post irei falar sobre as características da fauna e flora que compõem esta grande mancha verde de floresta.

Neste post, fica aqui a história da sua origem e do seu nome.

A palavra laurissilva deriva do latim Laurus (loureiro, lauráceas) e Silva (floresta, bosque). Em 1999 esta floresta foi considerada pela UNESCO como Património da Humanidade.



A floresta Laurissilva teve origem no período Miocénico e Pliocénico da Época Terciária, há 20 milhões de anos. Nessa altura a floresta ocupava toda a antiga área da agora bacia do Mediterrâneo, Sul da Europa e Norte de África.

Em resultado do desaparecimento do antigo mar de Thetys e consequente formação do mar Mediterrâneo, ocorreram alterações significativas do clima por toda a Europa e Norte de África. As glaciações que ocorreram no começo do Quaternário, levaram à regressão da floresta e à sua quase extinção na Europa continental (onde ainda sobrevivem algumas espécies relíquias desta vegetação como o azereiro (Prunus lusitanica) e o loureiro (Laurus nobilis) vivendo em comunidades naturais de carvalhos e até mesmo algumas pequeníssimas manchas florestais em locais de refúgio).

Em consequência desta regressão, essencialmente devido às alterações climáticas determinadas pela formação do Mediterrâneo, esta floresta acabou por ter como último refúgio as regiões insulares, onde, devido à menor flutuação climática proporcionada pelo efeito amenizador do Oceano Atlântico, conseguiu sobreviver e até mesmo prosperar.
Actualmente a Laurissilva sobrevive em alguns dos arquipélagos que integram a Macaronésia, nomeadamente nos arquipélagos portugueses dos Açores e da Madeira e no arquipélago espanhol das Canárias.

2 comentários:

Casa do Povo São Roque do Faial disse...

Não se esqueça do Ribeiro Frio, sítio de São Roque do Faial, onde se pode apreciar e contemplar de perto a Floresta Laurisilva...

HD

Anónimo disse...

Estava eu a pesquisar sobre a laurissilva e nao é que encontro alguma informação (util) no blog do prof Francisco :) obrigada, ja ajudou no meu trabalho de gestao florestal!

cumprimentos da ex-aluna de Geologia (2005-2006), Micaela