domingo, agosto 17, 2008

Tabaibos - fruto que poucos conhecem

Hoje fui apanhar tabaibos (frutos de um cacto silvestre que abunda ainda em muitas zonas da Madeira). Apesar de serem mais fáceis de serem apanhados que os "gambozinos", deixam picos por todo o lado! Ao apanhá-los, convém ver de que lado está o vento pois, os picos que possuem voam com o vento.
costuma-se dizer que quem não tem cão, caça com gato e assim fiz eu, pois, ao não tem um instrumento adequado para os apanhar, foi mesmo com o talher da salada!
Agora para os comer sigam os conselhos que dou em baixo
Para descascar e comer tabaibos é necessário ter atenção aos picos existentes na casca que se espetam na pele. A primeira coisa a fazer, quando apanhamos os tabaibos, é varrê-los em água corrente, rolando-os bem com a vassoura, de modo a eliminar a maior parte dos espinhos. O melhor é agarrá-los com qualquer coisa resistente. Podem ser luvas grossas, um bocado de papel bem dobrado, enfim, qualquer coisa que vos permita agarrar no fruto sem serem picados pelos espinhos. Se utilizarem um garfo para fazer todo o processo, é ainda melhor. É uma questão de apanhar o jeito.Dá-se um corte horizontal nas partes inferior e superior e outro na vertical. Abre-se a casca, agarra-se no fruto até se desprender da casca. O melhor é passar por água corrente, pois podem ter ido espinhos para o fruto.Ao comer, não se trinca com muita força, pois as pevides que existem no interior são duras. É mastigar um pouco e engolir. Se estiverem no frigorífico um bocado, ficam frescos, o que é mais saboroso.No continente português, as tabaibeiras são chamadas de piteiras. O fruto é mais amarelado e não tão saboroso quanto estes, mas é igualmente comestível.

3 comentários:

Casa do Povo São Roque do Faial disse...

Cuidado com os picos...

HD

João M. R. Alves disse...

Isso é que foi "mamar" Tabaibos...

Fabio Ruben disse...

isso é k foi apanhar tabaibos , pikosse muito ?lol fike bem