domingo, abril 13, 2008

Aos alunos do 5.º ano

Classificação dos seres vivos

Até metade do século XX, os seres vivos eram classificados em apenas duas categorias: reino animal e reino vegetal. Com o progresso da biologia e com os estudos de Whittaker, a classificação ampliou-se para incluir organismos primitivos que não têm características específicas só de animais ou de vegetais. A partir da década de 60, o critério internacionalmente aceite divide os organismos em cinco reinos: monera, protista, fungos, plantas e animais.
Ainda no séc. XVIII Lineu (naturalista sueco - Chales von Linné), introduziu as categorias de classificação (do reino à espécie) e a nomenclatura dos seres vivos (em língua universal para a época - o Latim). Assim, ainda hoje em dia utiliza-se este tipo de nomenclatura. Todas as espécies de seres vivos, para além do nome comum, possuem um nome científico em latim (ex: cão =Canis vulgaris).
Para melhor fixar a sequência das categotias de classificação, podemos construir frases em que as iniciais de cada palavra correspondem a cada categoria, ou seja:


Categorias: Espécie - Género - Família - Ordem - Classe - Filo - Reino
Frase: Esta Grande Família Ordena Cada Família Real

1 comentário:

Anónimo disse...

Fixe!