domingo, dezembro 03, 2006

a Madeira e as suas levadas


As levadas da Madeira têm algum tempo de existência, foram criadas em épocas onde os recursos a máquinas era quase impossível devido à sua própria inexistência.
Os habitantes da Madeira criaram um sistema único de canais de irrigação feitos através da mão humana combinada com o esforço e a ingenuidade aos quais designaram de - levadas.
Suspensos em cestos ou em cordas atadas à sua cintura, foram recortando as faces da ilha com o auxílio de picaretas e enxadas de modo a construírem canais capazes de transportarem o recurso mais precioso do nosso planeta até aos locais onde a sua existência era necessária ou mesmo inexistente.
Sem grandes apoios da tecnologia, talvez por instinto, tinham de calcular o gradiente do declive que as levadas teriam de ter ou então a água não iria para onde era suposta ir.
Muitas pessoas que ofereceram o seu esforço e coragem na construção de uma das mais importantes infraestruturas existentes nesta ilha, acabaram por morrer devido a acidentes de trabalho como era o caso muito frequente das quedas por quebra dos cabos ou cordas de suspensão.

O principal objectivo da construção das levadas era, sem dúvida alguma, para o abastecimento de água à ilha mas, com o decorrer dos anos, estes cursos de água passaram a ter uma outra função, os designados passeios a pé ao longo das levadas. Estes passeios a pé proporcionam ao visitante espectaculares paisagens que, por se encontrarem em locais de difícil acesso, tornam-se únicas.
Tenho dito...

Sem comentários: