ANO DE CONSTRUÇÃO entre 2575 a.C. e 2465 a.C. É a única ex-maravilha que ainda existe.
As três pirâmides erguidas para servir de tumba para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos ainda estão de pé. Mas muitos tesouros e até pedras da estrutura foram afanados. A maior pirâmide, Quéops, chegou a ter 230 metros de altura e 2,3 milhões de blocos de rocha, num trabalho que envolveu 20 mil homens e demorou 20 anos para ficar pronto.
ANO DE CONSTRUÇÃO 605 a.C. (aproximadamente). Foram destruídos em data incerta. Duraram pelo menos 300 anos, diz a lenda que o rei babilónico Nabucodonosor II construiu os jardins para consolar sua mulher Amitis, que sentia falta da natureza de sua terra natal, o actual Azerbaijão. Os jardins ficavam em diversos terraços de até 97 metros de altura, irrigados por um sofisticado sistema hidráulico que incluía um "teleférico vertical" de baldes, girado por escravos.
ANO DE CONSTRUÇÃO 353-351 a.C. Destruído num sismo entre os século Erguida em Halicarnasso, capital do antigo reino da Caria, a tumba do rei Mausolo era tão suntuosa que o nome do morto deu origem à palavra "mausoléu", sinónimo de sepulturas luxuosas. Ornada por quadros dos maiores artistas gregos, a obra tinha 125 metros de altura, 36 colunas e telhado em forma de pirâmide, com uma imensa escultura em mármore.
Esculpida pelo grego Phidias, a estátua levava ouro e marfim para sustentar os 12 metros de altura de Zeus, o chefão dos deuses do Olimpo. A estátua levou oito anos para ser concluída e durou mais de oito séculos. Os arqueólogos especulam que ela foi destroçada na destruição do templo de Zeus, no ano 426, ou num incêndio posterior em Constantinopla — atual Istambul, para onde a estátua teria sido levada depois.
O Templo de Artemisa foi erguido en 450 a.C. por Creso, rei da Lidia, na cidade de Éfeso (Epheseus), na Asia Menor (actual Turquía). O templo levou cerca de 120 anos para ser terminadoLevou 120 a ser construído. Foi destruído duas vezes: a primeira em 356 a.C. (na noite do nacimento de Alexandre o Grande), nun incêndio causado por um maníaco, Eróstrato; a segunda no século III a.C., por un ataque dos godos.
O Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélios, deus grego do sol, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze.
Uma embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Egeu por volta de 280 a.C. passaria obrigatoriamente sob as pernas da estátua de Hélios, protector do lugar. A estátua ficou em pé por apenas 55 anos, quando um terremoto atirou-a para o fundo da baía de Rodes
Tinha cerca de 122 metros de altura e foi destruído por um sismo em 1375)
Sem comentários:
Enviar um comentário