domingo, abril 22, 2007

Aula com o microscópio


O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.

Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu fiIho Zacharias, dois Holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).

Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos “micróbios”, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.
Foi com Robert Hooke, da Inglaterra, que surgiu o nome célula. Com um microscópio mais avançado que o de Leeuwenhoek, pois conseguia ampliações até 300 vezes, Hooke vem consolidar e dar outro passo na construção da Ciência.
De acordo com o programa de 5.º ano das Ciências da Natureza, os alunos foram até ao laboratório dar uma "espreitadela" através do microscópio.
Aqui ficam algumas fotos.




Aqui, o Fábio parece um pouco assustado com o que vê!





sexta-feira, abril 20, 2007

O Homem e a máquina

Como demonstra a fotografia, o Homem e a Máquina assumem uma relação "simbiótica"!

O equilíbrio dinâmico é um dos grandes pontos de estudo da Física.


Penso que, foi a partir de situações como esta, que o Homem pode compreender a relação existente entre Homem-Máquina-Equilíbrio!



...o Homem e a máquina em equilíbrio dinâmico...

...também é caso para dizer: " por de trás de um grande homem está uma grande mulher"! ...e acrescento que é bom que seja "pesadinha" ou então o equilíbrio passa a ser estático!!!

Tenho dito...

Tempo de lazer

"O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias).


Como se pode observar pela foto, o lazer é um acto que deve ser mantido e desenvolvido em qualquer lugar de modo a que a sanidade se mantenha viva e de boa saúde.

segunda-feira, abril 16, 2007

Um ano de Blogue




Faz hoje precisamente um ano que dei início à construção do meu blogue.


É com prazer que continuo a colocar alguns post (quando há tempo e quando acho que é interessante alguma notícia ou simplesmente algo que tem o seu interesse)


A todos os que pos aqui passam o meu obrigado pela visita.

segunda-feira, abril 09, 2007

Rotunda mágica!!!

Imagine que está a conduzir calmamente em Inglaterra...e que já tem os nervos à flor da pele com as preocupações de ter de conduzir pela esquerda...E agora imagine que, de repente, lhe aparece um sinal destes pela frente!!!


-Mas que raio de coisa é esta???

Alguns metros mais à frente...depara-se com este bonito cenário...e num abrir e fechar de olhos está no meio desta barafunda...


Em Inglaterra existem quatro rotundas mágicas como esta...

Para complicar as coisas, no centro destas rotundas, o sentido do trânsito é o oposto do que é comum no resto da Inglaterra....!!!

Não admira que Deus tenha colocado os Ingleses numa Ilha só para eles.....